quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

TURFE BRASILEIRO: É POSSIVÉL RENOVAR!

Não resta dúvidas que o turfe é um dos esportes mais gratificantes que podemos ter. Porém nos últimos anos, os canais de comunicações e o público, principalmente adulto, têm trocado esse lazer por outras opções que são muitas nos dias atuais: Shoppings, viagens, festas cinema e outros esportes talvez menos prazerosos que o turfe, mas que estão tomando o espaço que era dedicado aos hipódromos, principalmente nas mídias impresas  (Jornais e Revistas) que destinavam grandes espaços aos hipódromos em todo o Brasil. Em relação a mídia, o problema é ainda bem maior, porque sem público nas arquibancadas o turfe se torna frio, voltado apenas para o interesse dos jogadores inveterados que pouco estão se lixando para as emoções e disputas eletrizantes, o interesse fica restrito apenas nos resultados, se vai receber ou pagar suas apostas. Daí, a imprensa perde o estímulo de divulgar, ficando o espaço restrito apenas nos grandes eventos realizados por cada hipódromo.
É importante pensar na valorização dos profissionais, jóqueis, treinadores e cavalariços; procurar mostrar o seu trabalho, ganhos e conquistas; seu convívio familiar e o talento de cada um também é uma forma de atrair a curiosidade das pessoas que não conhecem esse esporte vibrante e cheio de emoções, mas que precisa urgentemente abrir espaço para novos turfistas, e quem sabe até despertar o interesse de novos profissionais de outras áreas que trabalham diretamente com o turfe a exemplo de jornalistas, radialistas, pessoas da área de saúde, jurídica, publicidade etc. Na década de 80 era possível ver jóqueis fazendo comerciais em TV. O último deles foi Albenzio Barroso, que era protagonista de uma peça publicitária que falava de uma bebida que ficou marcada pelo “Ganha com esse Barroso”. Hoje um jóquei que atua no Brasil, por melhor que seja passa despercebido em qualquer local público, principalmente se for fora do seu estado de origem, o que não acontece com atletas de outros esportes que facilmente são reconhecidos.

As gemeas Izabele e Izadora com
o pai Cristiano  em tarde de diversão
 no Jockey
O Jockey Club de Pernambuco tem a consciência de que a cada dia tem feito o melhor para oferecer tardes de domingos gratificantes ao público que se faz presente. Com a ausência do público tanto adulto como infantil nos principais hipódromos do país, o que mais tem nos chamado a atenção, é o público mirim que a cada dia está se fazendo presente no Jockey da Madalena, principalmente quando acontecem corridas de pôneis. São as crianças que estão tirando seus pais de outras atividades para comparecerem ao Jockey nas tardes de domingos prestigiando e fazendo a festa na Madalena. Assim faz as gêmeas Izabele e Izadora e A pequena Maria Victoria que sempre que tem corrida de pôneis fazem questão de acompanharem seus pais, aproveitando a tarde para se divertirem, passearem nos pôneis e assistindo as corridas.
As corridas de pôneis veem contribuindo e motivando a criançada, é essa presença crescente que pode ajudar e muito na renovação, garantindo assim o futuro do turfe no Brasil. Se depender das corridas de pôneis e do projeto Jóqueis do Futuro, a presença da criançada vai continuar crescendo, pois estamos sempre trabalhando com muito empenho e prazer em prol do turfe pernambucano, e que essa a ideia seja lançada também para os principais hipódromos do Brasil. O turfe brasileiro precisa urgente de renovação e de público vibrando intensamente com as emoções que só o turfe proporciona.
Maria Victoria, 5 anos, acompanhada do pai
 Marcelo, nos da esperança de
renovação.
 

                                                                                        

domingo, 16 de dezembro de 2012

VOLTANDO A SUA MELHOR FORMA, TAMOVITCH VENCE O GRANDE PRÊMIO JOCKEY CLUB DE PERENAMBUCO.

Com uma corrida impecável do jóquei F.H.Costa, o alazão Tatamovitch se reabilitou dos seus últimos insucessos e voltou a dar as cartas na pista da madalena ao levantar com muita raça o grande prêmio Jockey Club de Pernambuco. Na primeira passagem do espelho com Idoneo puxando o trem de corrida, Tatamovitch passou em segundo, mas logo foi ultrapassado por Quicstep, e Tank Boy, depois Tatamovicht, Morcote e Charmant. Na reta oposta Idoneo saiu aumentando a vantagem enquanto Quickstep, Tank Boy se alternavam na segunda colocação. Já na entrada da reta final, Tnak Boy por fora e Quicstep e Charmant dominam o ponteiro, mas não contava com a forte investida de Tatamovicht pelo centro da pista que dominou e saiu tirando vários corpos para os demais. Nos 200 finais, Charmat da a última investida,mas Tatamovicht tinha reservas suficiente para amparar o desesperado ataque de Charmant e Tank Boy que ficou com o terceiro lugar. Na foto da vitória, marcos Lira o titular do Stud 3 Irmãos,  não escondia sua alegria em ver o filho de Visio And Verse voltando ao seu melhor condicionamento físico quando venceu as principais provas de destaque em 2011.
Voltando a sua melhor forma: Tatamovicht vence o
Grande Prêmio Jockey club de Pernambuco
 No 1º páreo, a égua Magistra superou o favorito Burilado que finalizou em terceiros, No 2º páreo, o resultado foi decidido no fotchart entre Oreco e Connoball. Vitória de Oreco com a boa tocada de M.Silva. Coma a previsão de embarque para Cidade Jardim na próxima semana, Gambetero venceu o 3º páreo com Investiment Grade na formação da dupla. No 4º páreo Decreto que retornou as atividades não teve dificuldade para derrotar Zamula, Galactic Hiro e Olympic Man. Já em clima de despedida para a capital cearense, Balfour venceu com muita classe o 5º páreo deixando Shark Boy também do turfe cearense na formação da dupla. No 6º páreo, Onegin deu o troco e tirou a invencibilidade de Ed American, cravando 81.9 para os 1.300 metros do páreo em que a comissão de corridas foi homenageada. No 7º páreo o castanho Tettore que vem garantido preciosos pontinhos nas estatísticas para o Stud Remar, não deu susto e faturou a sua sexta vitória consecutiva após o seu retorno do hipódromo da Gávea.
No páreo de encerramento para animais da raça pônei, teve uma chegada bem disoputada com Stilo por dentro e Princesa por fora. O resultado só foi confirmado após a comissão de corridas analizar o filme e da a vitória para a estreante Princesa, que teve a condução de Ariosvaldo Nascimento que conquistou a sua primeira vitória nas corridas de pônei. Alguns treinadores que gostam de observar as corridas de pônei, opôs o páreo disseram que gostaram muito da postura do vencedor durante todo o percurso. Buchecha, como é chamado leos seus colegas estreiou no dia 01 dezembro no Bentinho montando o pônei Fome Zero chegando na terceira colocação.
No transcorrer da programação, os sócios do jockey  elegeram o titular do stud São José dos Bastiões Paulo Paiva presidente, para comandar o Jockey club de Pernambuco no biênio 2013/2014.
Por fora, Princesa domina Estilo e Buxhecha fatura a sua
primeira vitória nas corridas de pônei.
Resultados.
1º páreo 2000 metros Prêmio Proprietários de Cavalos de Corridas – Taça Stud Asa Branca.

Magistra: F.H.Costa
1º- Magistra                  F.H.Costa 2º Obreiro                   A.Maciel ap-2
3º Burilado                 W.Gomes ap-2
4º Rara Gitana             F.Herbert
5º Hurricane John        J.Lima ap-3
6º Vercingetrorix         L.Costa
7º Então Tá                  S.Paiva
Tempo 139.7s  não correu Eaglion Vision

2º páreo – 1.400 metros Prêmio Funcionários do Jockey Club de Pernambuco – Taça Sandra Barros.

Oreco com M.Silva vence no último galão.
 1º Oreco                 M.Silva
2º Cannoball           W.Gomes ap-2
3º Byting                A.Maciel ap-2
4º Tem Virtude      J.Lima ap-3
5º Phyllipus            L.Costa
6º Gory                   F.Herbert
7º Best Prime         F.H.Costa
8º Laranda              F.Davidson
Tempo 93.3s

3º páreo – 1.300 metros  Prêmio Conselho Deliberativo do Jockey Club de Pernambuco – Taça Paulo Pragana Paiva.

Gambetero com F.Davidson
1º Gambetero                F.Davidson 2º Investiment Grade   F.H.Costa
3º Vivano                      A.Maciel ap-2
4º Caminho do Bem      F.Herbert
5º Don Talk                   W.Gomes ap-2
6º Next Flight               J.Lima ap-3
3- Caminho do Bem      F.Herbert
Tempo 84.2s

4º páreo 1.400 metros  Prêmio Diretoria do Jockey Club de Pernambuco – taça Waldemir Miranda Neto.

Decreto:  Retornando em grande estilo.
1- Decreto                  A.Maciel ap-2 2º Zamulá                   M.Silva
3º Galactic Hiro         W.Gomes ap-2
4º Olympyc Man        F.H.Costa
4- Galactic Hiro         W.Gomes ap-2

5º páreo – 1.100 metros Prêmio Prêmio Diretoria do JCP Taça Fábio Arruda Câmara.

Balfour venceu a primeira na Madalena
1º Balfour                       F.Herbert 2º Shark Boy                  L.Costa
3º Noted                         W.Gomes ap-2    estreante
4ºAmore Thunder         A.Maciel ap-2
5º Afilhado do Sissi       F.Davidson
Tempo 70.s

6º páreo 1.300 metros  Prêmio Comissão de Corridas do JCP Taça Paulo Alves de Oliveira.

Onegin com J.Júlio deu o troco vencendo com muita
autoridade.
1º Onegin                  J.Júlio 2º Ed American        A.Maciel
3º John The Doctor    M.Silva
4º Campus Drive       R.D.Lima

7º páreo 2000 metros  Prêmio Diretoria do JCP. Taça Junior Medeiros

Tettore: a sexta  vitória consecutiva.
1º Tettore                   A.Maciel
2º River Tiete             L.Costa
3º Vespertine             M.Silva
4º Just Alone              F.H.Costa
5º Urso Polar              S.Paiva
* Gattopardo            R.D.Lima

Tempo 135.5s * Gattopardo parou na entrada da reta de chagada.

 8º páreo 2000 mil metros
Grande Prêmio Jockey Club de Pernambuco

Tatamovitich: Voltando a sua melhor forma. deu um
passeio no Grande Prêmio Jockey Club de Pernambuco.
1º Tatamovitch          F.H.Costa 2º Charmant               M.Silva
3º Tank Boy               A.Maciel
4º Quikstep                S.Paiva
5º Morcote                 J.Júlio
6º Idôneo                   F.Herbert

9º páreo – 250 metros. Prêmio Profissional do Turfe – Apoio Tecved.
1º Princesa                  Ariosvaldo Nascimento   
2º Stilo                        Vitor Correia
3º Caribenha               Luiz Henrique
4º Juju do Rei David   Derick Kaiser
5º Thaych                    Victor Silva
6º Amêndoa                Diego Soares                     
7º Único                      Jeová Pereira
8º Íris do Marcon        Wilkler Xavier                   
9º Original                  Anderson Sena
Tempo. 19.9s

A alegria da meninada comemorando a primeira vitória de Buchecha nas
corridas de pônei.